terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ai como eu queria AGORA
Existir em Vega, Canopus
E ser um feixe, um eixo
Um seixo.
Negro? sépia? rosado?


I

Era uma vez dois e três.
Era uma vez um corpo
E dois pólos: alto muro
E poço. Três estacas
De um todo que se fez
Num vértice, diáfano,
Noutro espessura de rês
Couro, solo cimentado
Nem águas, nem ancoradouro.

II

E certa longitude
Onde o sol se refaz.
E certa latitude, seta-ilha
Onde o meu peito pulsa
Seta e sangue
Num percurso pasmado de agonia.

III

Aqui me vês. Dois pólos
Tão distantes e no entanto
Três: eu e meus dois horizontes.

IV

Dois hemisférios. Um e dois
Agapantos
Trespassados de um tempo
Ora em remanso e lassitude
E sombra

E outro de luz, pilar de bronze
Cimo esbraseado se aquecendo.
Aqui me crês.

V

Espaço-tempo de amor
Espaço curvo.
Sobre o de mim AGORA
Te curvaste

E eu já não era
Aquele primeiro
De sal e trigo
De sal e espera.
De sal

Rota crivada de luz
Eu era.

VI

De água.
De água e matéria
Arquitetada.

Ai, esse prisma
Que se rompe
Ai, o existir mais limpo
Em nós que se corrompe
Ai de nos
Ligaduras de prata sobre a boca
Ai de mim

Buscando a palavra

Buscando a palavra morta.

VII

As coisas do sangue.
As coisas que se farão.
A clarabóia e o poço
Num só eixo

E o meu cantar numas gargantas
De estrôncio
Ai, noventa vezes
Me cantarão em desleixo

VIII

Um rio negro
E uma esfera de aço
Onde cravei meus pés.

Pássaros
E esferas de pedra
Onde deixei meu passo.

IX

E tanta coisa mais
Havia, e tanta coisa resplende
Sobre o teu regaço.
Vertente esbraseada, travessia.

X

E descontínuo
Repito e enlouqueço:
É pervinca
É chamalote
É rumorejo
A palavra que busco?

Eu te pergunto:
Alguma coisa de ti
Sobriedade ou centelha
Há de ficar em mim

Ou eternamente apenas
Me circundo?

XI

E digo ainda:
Amor e morte
Conjura breve

Solta-me.
Revivescido
Eu digo agora

Amor e vida:
Toma-me.

XII

Toma-me. Avesso.
Ou diluído
Toma-me ANTES
Dessa coisa escura.

É medusa ou escama
Essa defunta clara
Essa algidez perdida
Na planura?

É palavra
essa que se levanta AGORA
prodigiosa?

XIII

Ai, é:
Imagem sol
Imagem esfera
Monto
AGORA sobre o teu dorso
Ereto
Planisfera uma e vertical
Plena
Umasómultiplamatéria.




Hilda, Estar sendo, Ter sido

Nenhum comentário:

Postar um comentário