Nada me pesa tanto no desgosto como as palavras sociais de moral. Já a palavra "dever" é para mim desagradável como um intruso. Mas os termos "dever cívico", "solidariedade", "humanitarismo", e outros da mesma estirpe, repugnam-me como porcarias que despejassem sobre mim de janelas. Sinto-me ofendido com a suposição, que alguém porventura faça, de que essas expressões têm que ver comigo, de que lhes encontro, não só uma valia, mas sequer um sentido.
Vi há pouco, em uma montra de loja de brinquedos, umas coisas que exatamente me lembraram o que essas expressões são. Vi, em pratos fingidos, manjares fingidos para mesas de bonecas. Ao homem que existe, sensual, egoísta, vaidoso, amigo dos outros porque tem o dom da fala, inimigo dos outros porque tem o dom da vida, a esse homem que há que oferecer com que brinque às bonecas com palavras vazias de som e tom?
O governo assenta em duas coisas: refrear e enganar. O mal desses termos lantejoulados é que nem refreiam nem enganam. Embebedam, quando muito, e isso é outra coisa.
Se alguma coisa odeio, é um reformador. Um reformador é um homem que vê os males superficiais do mundo e se propõe curá-los agravando os fundamentais. O médico tenta adaptar o corpo doente ao corpo são; mas nós não sabemos o que é são ou doente na vida social.
Não posso considerar a humanidade senão como uma das últimas escolas na pintura decorativa da Natureza. Não distingo, fundamentalmente, um homem de uma árvore; e, por certo, prefiro o que mais decore, o que mais interesse os meus olhos pensantes. Se a árvore me interessa mais, pesa-me mais que cortem a árvore do que o homem morra. Há idas de poente que me doem mais que mortes de crianças. Em tudo sou o que não sente, para que sinta.
Quase me culpo de estar escrevendo estas meias reflexões nesta hora em que dos confins da tarde sobe, colorindo-se, uma brisa ligeira. Colorindo-se não, que não é ela que se colora, mas o ar em que bóia incerta; mas como me parece que ela mesma que se colora, é isso que digo, pois hei-de por força dizer o que me parece, visto que sou eu.
Bernardo Soares, O Livro do Desassossego
terça-feira, 17 de novembro de 2009
tedio
Imagine um homem de 35 anos. Todas as manhãs ele pega o carro, entra no escritório, classifica arquivos, almoça na cidade, joga na lotérica, reclassifica arquivos, sai do trabalho, bebe uma cerveja, regressa a casa, encontra a mulher, beija os filhos, come um bife vendo televisão, deita-se, fornica, adormece. Quem reduz a vida de um homem a essa lamentável sequência de clichês? Um jornalista, um policial, um pesquisador, um romancista populista? De modo nenhum. É ele próprio, é o homem de que falo que se esforça em decompor o dia em uma sequência de posses escolhidas mais ou menos inconscientemente no meio de uma gama de estereótipos dominantes. Arrastado de corpo e de consciência perdidos, numa sedução de imagens sucessivas, desvia-se do prazer autêntico para ganhar, por um ascese de paixão, uma alegria adulterada, excessivamente demonstrativa para ser mais do que fachada. Os papéis assumidos um após o outro lhe proporcionam uma titilação de satisfação quando consegue modelá-los fielmente em estereótipos. A satisfação do papel bem desempenhado é diretamente proporcional á distância com que ele se afasta de si próprio, com que se nega, com que se auto-sacrifica.
Raoul Vaneigem
Raoul Vaneigem
sábado, 14 de novembro de 2009
love is a fire
Love is a fire
It burns everyone
It desfigures everyone
It is the world´s excuse
for being ugly
Leonard Cohen
roubada da amanda
It burns everyone
It desfigures everyone
It is the world´s excuse
for being ugly
Leonard Cohen
roubada da amanda
domingo, 8 de novembro de 2009
lebensäusserung
"(...) Pressupondo o homem como homem e seu comportamento com o mundo enquanto um [comportamento] humano, tu só podes trocar amor por amor, confiança por confiança etc. Se tu quiseres fluir da arte, tens de ser uma pessoa artisticamente cultivada; se queres influência sobre outros seres humanos, tu tens de ser um ser homem que atue efetivamente sobre os outros de modo estimulante e encorajador. Cada uma das tuas relações com o homem e com a natureza tem de ser uma externação (Äusserung) determinada da vida individual efetiva correspondente ao objeto da tua vontade. Se tu amas sem despertar amor recíproco, isto é, se teu amor, enquanto amor, não produz amor recíproco, se mediante tua externação de vida (Lebensäusserung) como homem amante não te tornas homem amado, então teu amor é impotente, é uma infelicidade. (...)"
in: MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004, p. 161
roubado do regis
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
existir por existir
'E assim, todos faziam tudo igual. Todos viveram do mesmo modo, apesar das diferentes idades. Pessoas morriam, por um dia choravam. Pessoas nasciam, por um dia festejavam. Havia uma linha a ser seguida, e ninguém nunca ousou sair do padrão. Se vestiam do mesmo modo, comiam e ouviam as mesmas coisas. As máscaras eram sempre as mesmas, cheias de moralidade ao avesso, valores teóricos.
E assim, castelos foram construídos em cima de erros egocêntricos. Riquezas foram acumuladas em vão, nítida mesquinhes. O amor era facilmente domado por interesses e conveniência. Era amor?
E assim, todos existiram felizes para sempre. E isso, de nenhum valor tem. Existir por existir é o mesmo que a própria morte. Existir por existir é como sobreviver a espera do fim. Uma vida sem sentido, faces da mentira.'
http://antigautopia.blogspot.com/2008_06_01_archive.html
roubada da stela, à dosto
E assim, castelos foram construídos em cima de erros egocêntricos. Riquezas foram acumuladas em vão, nítida mesquinhes. O amor era facilmente domado por interesses e conveniência. Era amor?
E assim, todos existiram felizes para sempre. E isso, de nenhum valor tem. Existir por existir é o mesmo que a própria morte. Existir por existir é como sobreviver a espera do fim. Uma vida sem sentido, faces da mentira.'
http://antigautopia.blogspot.com/2008_06_01_archive.html
roubada da stela, à dosto
in the fishtank
In The Fishtank is an ever ongoing project of Konkurrent, independent music distributor in the Netherlands. In this collection Konkurrent invites musicians to whom they feel strongly related to record. They are given two days studio time and freedom to do whatever they like musically.
The Fishtank offers a space for expression and experimentation, results may vary but are always surprising.
fish 9
sonic youth + the ex + I.C.P.
1. III
2. IV
3. V
4. VI
5. II
6. VIII
7. IX
8. X
baixe:
http://sonoraaurora.blogspot.com/2009/10/sonic-youth-icp-ex-in-fishtank-2001.html
fish 15
sparklehorse + fennesz (2009)
1. Music Box Of Snakes
2. Goodnight Sweetheart
3. Shai-Hulud
4. If My Heart
5. Mark’s Guitar Piece
6. NC Bongo Buddy
7. Christian’s Guitar Piece
baixe:
http://rapidshare.com/files/274011882/Sparklehorse___Fennesz_-_In_the_Fish_Tank.zip
fish 5
the ex + tortoise
1998
1. The Lawn Of The Limp
2. Pooh Song
3. Central Heating
4. Pleasure As Usual
5. Did You Comb?
6. Huge Hidden Spaces
fish 14
isis + aereogramme
2006
1. Low Tide
2. Delial
3. Stolen
fish 10
motorpsycho + jaga jazzist
2003
1. Bombay Brassière
2. Pills, Powders And Passion Plays
3. Doffen Ah Hum
4. Theme De Yoyo
5. Tristano
fish 11
the black heart procession + solbakken
2004
1. Voiture En Rouge
2. Dog Song
3. Nervous Persian
4. A Taste Of You And Me
5. Things Go On With Mistakes
6. Your Cave
baixe:
http://www.mediafire.com/?rzygy55gmz4
fish 13
solex + m.a.e.
2005
1. 5 Superstar
2. Go Easy On The Fun Fund
3. 1 + 1 = 11
4. Birthday Superboy
fish 12
karate
2005
1. Strange Fruit
2. The Only Minority
3. Tears Of Rage
4. Bob Dylan Wrote Propaganda Songs
5. Need A Job
6. This Ain't No Picnic
7. Colors
8. A New Jerusalem
aqui!
http://www.mediafire.com/?nzzhc2ymnmy
fish 8
willard grant conspiracy + telefunk
2002
1. Twistification
2. Cuckoo
3. Grün Grün
4. Near The Cross
5. Just A Little Rain
6. Dig A Hole In The Meadow
fish 7
low + dirty three
2001
1. I Hear… Good Night
2. Down By The River
3. Invitation Day
4. When I Called Upon Your Seed
5. Cody
6. Lordy
fish 6
june of 44
1999
1. Pregenerate
2. Generate
3. Henry's Revenge
4. Modern Hereditary Dance Steps
5. Every Free Day
6. Good Day
7. Degenerate
fish 4
snuff
1998
1. Match Of The Day
2. Pen Blywd Happus
3. Bananas
4. Guinevere
5. No Tenemos Bananas
6. Rods' n'Mockers
7. Vi Har Inge Bananer
8. C'mon Let's Do The Head Bang
9. Wir Haben Keine Bananen
fish 3
tassilli players
1997
1. Into The Grey Area
2. The Hempster Meets The Grim Reefer In Dub
3. The Wobbler
4. Uit Het Grijze Gebied
fish 2
guv'ner
1997
1. Concorde Jets
2. Help Me
3. Now Is Not The Time To Love Me
4. Whose Eyes
5. Jungle Bells
6. You Lie
fish 1
nomeansno
1996
1. Would Be Alive
2. The River
3. Joy
4. You're Not One
5. Big Dick
fonte:
http://www.konkurrent.nl/labels/fishtank.html
Assinar:
Postagens (Atom)